Tópico 3 - registo da atividade individual ou de grupo

A atividade individual ou de grupo do tema 3 consiste na efetivação de uma destas três propostas:

  1. Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos.
  2. Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque).
  3. Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. 

Nota: independentemente de esta atividade ter sido efetuada individualmente ou em grupo, todos os participantes deverão registar a hiperligação para o local onde a atividade está visível.

Utilize o seguinte formulário para registar a hiperligação para a atividade.

98 comentários:

Mundo das TI - Liliana Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula Carlos disse...

Deixo aqui a minha proposta para esta atividade.

Paula Sousa disse...

Boa tarde a todos,

Para este módulo, optei por realizar a terceira atividade sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. A apresentação encontra-se disponível em:

http://prezi.com/gpli5jkvv_u5/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Continuação de bom trabalho!

anabelacampus disse...

http://prezi.com/xmhczef88r2j/teoria-das-inteligencias-multiplas/

Está aqui o meu trabalho sobre inteligências múltiplas. Disponível também no meu blog

http://anabelacampusmooc.blogspot.pt/

Ana Paula Carlos disse...

Olá,

Debrucei-me sobre a teoria das inteligências múltiplas.
Deixo aqui o link para a minha proposta
(penso que desta vez é que é..)

http://prezi.com/o4ms-q9jjue0/teoria-das-inteligencias-multiplas/

Que também pode ser consultado no blogue

http://anacarlos-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/

Saudações cordiais,
Ana Carlos

Ana Paula Ferreira disse...

O meu trabalho relativo ao Módulo 3 está disponível em:

http://zunal.com/webquest.php?w=244343

Continuação de bom trabalho

Mostrando o que faço... disse...

Boa noite.

A Webquest que construí está disponível em:

http://zunal.com/webquest.php?w=244366

Susana Cruz

jose luis pissarro disse...

Baseado na conferência”Fronteiras do Pensamento” produzi um pequeno Power Point que carreguei na ferramenta slidetalk.net que possui sintetizador de voz para várias línguas e aloja automaticamente no Youtube. O URL da minha actividade encontra-se emhttps://www.youtube.com/watch?v=rjfnBy_3r1Y

Diana Lisboa disse...

Boa tarde, tentei adaptar o Lesson Builder à minha realidade enquanto TF pelo que codem consultar em http://dianalisboa4.wix.com/dianalisboa#!modulo3/c8k2

Bom trabalho a todos

Diana Lisboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisabete Pinheiro disse...

ola
Aqui fica a minha proposta da minha actividade, optei por uma simples webquest.

http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=9437

edgapoe disse...

trabalho desenvolvido a respeito das Inteligências Múltiplas. Deixo aqui os meus resultados e uma breve reflexão de alguém que ficou admirada com o obteve.

http://edgapoe.weebly.com/moacutedulo-3.html

DG disse...

As atividades realizadas pelo grupo da Ramada encontram-se aqui:
http://dulcesg7.wix.com/dulcegoncalves#!mdulo-3/c1n5g

Patrícia disse...

Boa tarde a todos.
Aqui fica o registo da atividade que realizei do Módulo 3:

http://moocinctec.patriciabaeta.com/apresentacao-modulo-3-desenho-universal-da-aprendizagem/

Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Baeta

janete barbosa disse...

bom dia a todos. finalmente criei o e-portefólio:https://sites.google.com/site/m7portefolio/system/app/pages/sitemap/hierarchy
Experiência muito interessante, obrigada MOO

Carla Silva disse...

Aqui está o meu plano de aula elabora juntamente com a minha colega Lara Paiva

http://udlexchange.cast.org/lesson/1053414#id395

Lara Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara Paiva disse...

Está aqui a meu plano de aula e o da Carla A apresentação encontra-se disponível em:


http://udlexchange.cast.org/lesson/1053414#id395

Bom trabalho

Mundo das TI - Liliana Paiva disse...

Para a atividade deste módulo optei pela metodologia de webquest, para tal utilizei a ferramenta “Webquestfacil”.

http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=creditos&wq=9245

Sérgio Machado disse...

O trabalho da equipa especialmente encontra-se em:
http://zunal.com/webquest.php?w=244813

rl esr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rl esr disse...

O grupo constituído por Ana Paula Rocha; Dulce gonçalves; Maria Prazeres casanova e Rui Lourenço propoem duas atividades:

Comentário sobre um vídeo relacionado com a Teoria das Inteligências Múltiplas
http://aproch9.wix.com/mooc-ana-paula-rocha#!mdulo-3/c1h4y

Criação de uma Webquest
http://zunal.com/webquest.php?w=235115

Docente de Educação Especial Vanda Simões disse...

O trabalho individual relativo a este módulo está disponível em:
http://zunal.com/publish.php?w=244365


Mais uma nova experiência!
Este curso tem sido muito útil, enriquecedor e desafiador porque nunca tinha experimentado grande parte das ferramentas sugeridas.
Continuação de bom trabalho

Leonor Ferreira disse...

Boa tarde,
O trabalho realizado corresponde ao ponto 2. e foi concretizado em Grupo CRISLEO.
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=9460
Continuação de Bom Trabalho
e Bom Fim de Semana

Cantinho da CRIS disse...

Boa tarde
O meu trabalho relativo ao Módulo 3
é um plano de aula elaborado no Lesson Builder e está disponível em:
http://udlexchange.cast.org/lesson/1051449

Sónya disse...

O trabalho relativo ao Módulo 3 está disponível em:
http://olharparaaeducacaoespecial.blogspot.pt/

ISiSa disse...

Olá a todos!
Realizei a actividade 2 e está disponível em: http://zunal.com/webquest.php?w=245056
Bom fim de semana

zilda disse...

Olá, realizei uma WebQuest que está disponível em

http://zunal.com/webquest.php?w=244577

Bom fim de semana

Lobacho disse...

Boa noite

Optei por elaborar uma WebQuest. Está alojada em http://zunal.com/webquest.php?w=244871 e no e-portefólio.

Continuação de um bom trabalho e votos de um bom fim de semana

Elsa Cunha

Cristina Neto disse...

Boa noite,

Para este módulo, resolvemos optar pela segunda alternativa proposta, apresentando a planificação de uma atividade para um aluno com dificuldades cognitivas. Procurámos desenvolver uma atividade integradora e inclusiva, pelo que ela é dirigida à turma do aluno tendo sido introduzidas adaptações para que o aluno a possa realizar com o maior grau de autonomia possível. O perfil do aluno está descrito na planificação.
Esta atividade não foi desenhada especificamente para este MOOC. Já a tínhamos criado antes, apenas foi adaptada porque o tempo não dá para tudo mas não queremos deixar de continuar a contribuir. Como achámos que era apropriada para o que era solicitado, optámos por introduzir as adaptações necessárias e resolvemos partilhá-la convosco. Está publicada em:
http://crisneto-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/p/modulo-3.html

Grupo Profs do Oeste

Conceição Monteiro
Cristina Neto

Lili Rebelo disse...

Olá a todos, boa noite!

Para este módulo, optei pela realização da terceira atividade e pode ser vista em:
https://sites.google.com/site/lilirebeloresende/modulo-iii

Bom fim de semana a todos!

MOOC INCTEC disse...

Cara Vanda,

Tenha e atenção o URL da sua webquest do Zunal, pois não parece estar publicada.

tteresasablog disse...

A minha pontuação no questionário VARK foi: Visual: 7; Aural: 1, Leitura / Gravação: 4;
Cinestésico: 4. Significa que tenho preferência pela aprendizagem suave.
O sistema VARK avalia quatro modalidades de aprendizagem — visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésicas — em alunos. Ele permite que o entrevistado identifique seu modo dominante de aprendizagem. Como a maioria das situações de aprendizagem requer o uso de mais de uma modalidade, ele também fornece uma avaliação de como o entrevistado aplica as quatro modalidades de aprendizagem em atividades para este fim. O VARK pode ser aplicado na sala de aula ou em treinos específicos.

Comentário módulo 3
O professor, ao utilizar os recursos digitais, deve basear a sua prática em metodologias que estimulem outras habilidades discentes para além da memorização.
A utilização da internet é um dos grandes desafios para os profissionais da educação na atual sociedade da informação. O modelo webquest caracteriza-se pela integração da tecnologia no currículo escolar a partir de uma metodologia problematizadora, utilizando situações de ensino-aprendizagem reais em contextos voltados para a prática.
WebQuest é a Tarefa, pois além de clarificar qual é o objetivo da aprendizagem pretendida, estabelece a dinâmica que desafiará os alunos a produzirem algo com entusiasmo e dedicação.
Tarefas são uma forma muito concreta de definir objetivos. Uma boa tarefa é uma demonstração de domínio do conteúdo que o professor quer que seus alunos aprendam.
O limite para uma boa Tarefa é a imaginação do professor.

tteresasablog disse...

A minha pontuação no questionário VARK foi: Visual: 7; Aural: 1, Leitura / Gravação: 4;
Cinestésico: 4. Significa que tenho preferência pela aprendizagem suave.
O sistema VARK avalia quatro modalidades de aprendizagem — visual, auditiva, leitura/escrita e cinestésicas — em alunos. Ele permite que o entrevistado identifique seu modo dominante de aprendizagem. Como a maioria das situações de aprendizagem requer o uso de mais de uma modalidade, ele também fornece uma avaliação de como o entrevistado aplica as quatro modalidades de aprendizagem em atividades para este fim. O VARK pode ser aplicado na sala de aula ou em treinos específicos.

Comentário módulo 3
O professor, ao utilizar os recursos digitais, deve basear a sua prática em metodologias que estimulem outras habilidades discentes para além da memorização.
A utilização da internet é um dos grandes desafios para os profissionais da educação na atual sociedade da informação. O modelo webquest caracteriza-se pela integração da tecnologia no currículo escolar a partir de uma metodologia problematizadora, utilizando situações de ensino-aprendizagem reais em contextos voltados para a prática.
WebQuest é a Tarefa, pois além de clarificar qual é o objetivo da aprendizagem pretendida, estabelece a dinâmica que desafiará os alunos a produzirem algo com entusiasmo e dedicação.
Tarefas são uma forma muito concreta de definir objetivos. Uma boa tarefa é uma demonstração de domínio do conteúdo que o professor quer que seus alunos aprendam.
O limite para uma boa Tarefa é a imaginação do professor.

Sonia Soares disse...

Boa tarde,
Aqui deixo o meu trabalho :)

https://soniamtsoares.wix.com/soniasoares#!modulo3/ck0q

Boas aprendizagens!

Valentina Cardoso disse...

Boa tarde

Para dar cumprimento à tarefa deste módulo decidi planear aulas sobre um tema que tenho vindo a tratar com os alunos com NEE que usufruem de Currículo Específico Individual.
Neste momento a minha preocupação tem a ver com a idade dos alunos e a necessidade de auscultar as suas preferências profissionais a fim de mais tarde poder apoiá-los nas suas decisões relativamente ao Plano Individual de Transição.
Deste modo planifiquei aulas versando o tema PROFISSÕES.

aqui fica o endereço

http://udlexchange.cast.org/lesson/1026777

Joana Teixeira disse...

Boa noite, deixo aqui o link do trabalho de grupo da terceira proposta de trabalho, Teoria das Inteligências Múltiplas. Realizado por: Fátima Cunha, Joana Teixeira e Sandro Sousa.

https://www.youtube.com/watch?v=IzSoD1WvDLc&feature=youtu.be

Bom trabalho para todos.

Isabel Pedrosa disse...

Boa noite,

Para este módulo realizei um plano de aula sobre conservação de alimentos.

http://udlexchange.cast.org/lesson/1059812

Bom trabalho!

José Almeida disse...

Boa noite
O link para a atividade do módulo 3 é o seguinte: http://josealmeida4.wix.com/moocinctec14josealm#!mdulo-3/cey1

Ana Rangel Santos disse...

Bom dia:

O "grupo Santos" optou por realizar uma WebQuest, neste caso adequado para explicar o que é uma WebQuest. Optamos por este recurso porque o grupo já utiliza webquest nas práticas letivas e, no meu caso, também na formação de professores, daí o tema escolhido.

Delfina Carlos disse...

Olá, a todos!

O meu trabalho referente ao Módulo 3 encontra-se disponível em http://zunal.com/webquest.php?w=244264
também pode ser visualizado no meu e-portofólio
http://delfinamarques.wix.com/delfinamarquescarlos

Milkyway disse...

Boa tarde,
O meu trabalho relativo ao módulo 3 está disponível aqui: http://zunal.com/webquest.php?w=244346.

Também está disponível no meu e-portefólio, no separador do módulo 3.
http://teresaraquelleite.blogspot.pt/

Bom trabalho!

Teresa Leite

Helena Feijão disse...

Boa tarde
Deixo o trabalho de grupo das "Amigas da Mafaldinha", explorámos a plataforma Zunal mas pareceu-nos um pouco limitadora na versão de utilização gratuita. Aqui fica o nosso trabalho
http://zunal.com/introduction.php?w=245137

micaela pereira disse...

Colegas,

A minha atividade referente ao módulo 3 pode ser visualizada em:
http://prezi.com/ab40pfi-avrz/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
Contém uma apresentação em PREZI, que relaciona a Teoria das Inteligências Múltiplas, com o perfil dos alunos com NEE que acompanho.

Bom trabalho a todos!

Marília Pereira disse...

Boa tarde

Envio o link do trabalho realizado pelo grupo DDJ sobre a teoria das inteligências múltiplas em apresentação do powerpoint:

http://www.slideshare.net/marilia1967/a-teoria-das-inteligncias-mltiplas-de-howard-gardner-grupo-ddj?utm_source=ss&utm_medium=upload&utm_campaign=quick-view

Ana Rodrigues disse...

Boa tarde,

este é o link do nosso trabalho:

http://pt.slideshare.net/andreiasbranco/inteligencias-multiplas-34821376

Cumprimentos

Nuno Correia disse...

Olá!
Neste módulo optei por elaborar uma WebQuest utilizando a Zunal.
O link para a visualizar é www.zunal.com/webquest.php?w=245112
Também podem consultar o meu Blog (http://needificar.blogspot.pt/), onde existe alguma informação sobre esta WebQuest e, claro, links para que a possam consultar.
Continuação de bom trabalho.

Maria Fernanda disse...

Olá,
Aqui fica a nossa atividade.
http://www.powtoon.com/p/ee9qnKeQucA/

Marília Pereira disse...

Boa tarde

Parece que o link que publiquei não está a aceder ao trabalho. Cá vai:

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/34823911

Birgita Solange Santos disse...

Para este módulo optei por realizar a atividade nº1. Pode ser visualizada em:
http://e-portfoliobirgitasolange.blogspot.pt/p/modulo-3.html
ou
http://udlexchange.cast.org/lesson/1060671 (têm se se registar para visualizar).

Continuação de um bom trabalho.

Lurdes Martins disse...

Boa tarde

O nosso grupo (eu e a Sónia) realizamos a atividade referente à Teoria das Inteligências Múltiplas,
que se encontra no seguinte endereço:
http://e-portefoliodelurdesmartins.blogspot.pt/

Lurdes Martins disse...

Boa tarde


Foi a primeira vez que realizei o questionário VARK e os resultados foram os seguintes:
Visual – 4
Aural – 4
Read/write – 6
Kinesthetic – 3
Muitas vezes me tinha interrogado qual seria o meu estilo de aprendizagem e tinha concluído ser o que recorria a recursos visuais, pois sempre usei Power point’s, esquemas, textos, … entre outros. A via auditiva não era muito predominante pois apesar de ouvir sentia necessidade de escrever e de ler.
Depois de fazer este questionário VARK, verifiquei que as vias predominantes são a “read/write”.

Sou professora há cerca de 31 anos e a escola onde andei era fundamentalmente teórico, expositivo e sem grande margem para discussão ou interação entre os alunos. Ainda “sofri” a pressão do conhecimento e trabalho, essencialmente, escrito e copiado. Há sempre um lado positivo em tudo, o que considero que correu melhor na altura (e hoje se desvaloriza e minimiza) é o desenvolvimento da capacidade de memorização e raciocínio. É essencial no desenvolvimento humano e parte integrante do processo de aprendizagem. Sem se memorizar não se consegue aprender conceitos teóricos que depois fundamentam a prática. Por exemplo, sem se saber de cor a tabuada, não há maneira de efetuar cálculos mentais rapidamente. Pode-se recorrer ao uso das tecnologias (que considero um bem essencial na era moderna), no entanto, o processo de memorização e desenvolvimento de cálculo e raciocínio é importante ao longo da vida e deve-se primar o seu pleno desenvolvimento. Além deste aspeto, o ensino é muito aliciante nos dias de hoje. Esta formação está-me a permitir aceder a tecnologias que podemos usar nas nossas aulas tornando-as muito interessantes e apelativas. Creio que já não se pode generalizar e dizer que o ensino é completamente expositivo, pois há, cada vez mais lugar (falo por experiência própria) a debates e discussões, partilha de informação entre professores e alunos, iniciativas em apresentar temas nas aulas (nas mais variadas formas) e tudo isto contribui para um processo de ensino- aprendizagem harmonioso, enriquecido com saberes de todos. Relativamente aos alunos com NEE, as tecnologias de hoje permitem-nos diferenciar estratégias podendo ensinar os mesmos conteúdos a grupos com necessidades educativas diferentes. Alguns alunos conseguem realizá-las num nível superior e outros num nível adaptado aos seus conhecimentos e capacidades. Resumindo, todos têm acesso ao conhecimento (através de recursos visuais, auditivos, táteis, etc.) conforme as necessidades de cada um, respeitando, aceitando e desenvolvendo as capacidades das inteligências múltiplas.

Maria Silva disse...

Proposta de atividade para o módulo III

http://udlexchange.cast.org/lesson/1057677

José Fernando Rodrigues disse...

Tenho olhado para este curso, que vai entrar no último tema, por uma perspetiva eminentemente prática. Esta minha visão pode ser criticável mas, sempre que possível, tenho aproveitado os ensinamentos aqui colhidos para aplicar com os meus alunos. Desta vez não foi diferente e pensei: porque não uma WebQuest? Deitei mãos à obra e construi uma ferramenta deste género com uma grande atividade anual que já apliquei uma vez. Mas uma coisa é entregar aos alunos uma ou duas folhas de papel cheias de regras para eles elaborarem um trabalho, outra bem diferente é disponibilizar-lhes um link com um mundo de potencialidades assim eles tenham força de vontade e se empenhem. Estou ansioso que chegue o próximo ano letivo para poder aplicar esta WebQuest a uma turma de História do 8 º ano.
Segue o link.
http://zunal.com/webquest.php?w=244988

Nádia Afonso disse...

A atividade do módulo III encontra-se em: http://udlexchange.cast.org/lesson/1055683, estando também disponível no meu e-portefólio http://multidisciplinaridadenainclusaotf.blogspot.pt/p/modulo-iii_4.html.

Maria Carvalho disse...

Deixo o link da atividade do grupo DDJ sobre o módulo III:

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/34823911
k


No meu blogger:

http://compartilharosolhares.blogspot.pt/

Continuação de bom trabalho!

Andreia Branco disse...

Trabalho de grupo do módulo 3 escolhi a terceira atividade.

http://pt.slideshare.net/andreiasbranco/inteligencias-multiplas-34821376

Fatima Cunha disse...

Olá boa noite,

Neste módulo optamos por realizar a actividade 3 sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas. Assim, a apresentação encontra-se disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=IzSoD1WvDLc&feature=youtu.be

Trabalho Realizado por:
Grupo Barrosas
Fátima Cunha
Joana Teixeira
Sandro Sousa

Solange Oliveira disse...

Boa noite

Escolhi apresentar uma das aulas que elaborei do 7.ºano, da disciplina de Física e Quimica - Mistura de Substâncias, utilizando a Webquest.
Aqui está o link:

http://zunal.com/introduction.php?w=245262

Um abraço e bom trabalho a todos

Conceicao Durao disse...

Aqui vai a nossa proposta de atividade para este Módulo III. Escolhemos o tema "Higiene e problemas sociais", para podermos experimentar numa turma do 6º ano:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=91697&page=1
Também experimentá-mos o Zunal para a criação de webquests, que achámos muito interessante. Ficará tudo registado nosso e-portefólio.

Continuação de boas partilhas.

Paulo Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana Almeida disse...

No que concerne à análise do questionário de VARK (visual, aural, read-write e kinesthetic) considero o mesmo uma importante ferramenta para que o professor e todos os profissionais ligados à educação se possam situar em termos de estilos de aprendizagem. O resultado do meu questionário evidencia uma elevada pontuação na inteligência corporal /cinestésica. Esta inteligência está relacionada com o corpo e a capacidade de o usar nas diferentes formas. Efetivamente, é me fácil aprender ao manusear objetos e de facto sempre tive bons resultados no que concerne à motricidade e à execução de movimentos corporais precisos. Eu Aprendo melhor executando, movendo e agindo sobre as coisas. Este quadro permite-me ter uma abordagem, e no que respeita a estratégias de ensino, que incide na manipulação e na condução de aprendizagens significativas através de experiências do tato. Os desafios e as atividades de ordem física são um meio muito eficaz para as crianças que têm dominantemente esta inteligência. Na realidade, este tipo de inteligência define uma inclinação para atividades que requerem força, velocidade, flexibilidade, coordenação visuo-motora e equilíbrio. Através do corpo podemos desenvolver todo um conjunto de aprendizagens, nas diferentes áreas académicas, que permitam aos alunos atingir o sucesso educativo. É uma inteligência muito frequente em profissões como a de bailarina, ator, atleta, escultor ou mesmo cirurgião. É na sala de aula que o modelo de Gardner tem implicações muito importantes. O professor tem de ter em consideração as inteligências múltiplas apresentadas pelos seus alunos. As boas práticas de ensino terão de recorrer a métodos variados de implementação da teoria das inteligências múltiplas e do Desenho Universal de Aprendizagem. Ao professor cabe a tarefa de dar resposta aos diferentes alunos, às diferentes inteligências múltiplas que apresentam e é na diversificação das experiências que se afigura a eficácia do ensino.


Relativamente ao trabalho, o mesmo está disponível :
http://formasilvana.blogspot.pt/p/modulo-3-trabalho-desenho-universal-de.html

Anabela Triguinho disse...

Para a atividade deste módulo optei pela metodologia de webquest, para tal utilizei a ferramenta “Webquestfacil”:
http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=9633

Um abraço e bom trabalho a todos
Continuação de boas partilhas.

Cris Moreira disse...

Boa noite,

Envio o link para o trabalho de grupo deste módulo.

http://linoit.com/users/cristianafmoreira/canvases/MOOC%20INCTEC

Grupo Portuenses.

Cristiana Moreira

Ana Neves disse...

Boa noite,

O link para o módulo 3 é o seguinte:

http://linoit.com/users/cristianafmoreira/canvases/MOOC%20INCTEC.

Grupo Portuenses

Maria de Lurdes Martins Martins disse...

Junto envio url da atividade realizada no âmbito do módulo 3
https://docs.google.com/presentation/d/1AbV3hNcQtWiYKhLJaCDUXgsQMH5d4KPlpBLfZMssRTI/edit#slide=id.g1817741c0_0118

Maria de Lurdes Martins Martins disse...

Junto envio url da atividade referente ao módulo 3

https://docs.google.com/presentation/d/1AbV3hNcQtWiYKhLJaCDUXgsQMH5d4KPlpBLfZMssRTI/edit#slide=id.g1817741c0_0118

Luciana Gomes Bettencourt disse...

Segue abaixo o link da atividade referente a este módulo:
Meu blog: http://lfgbettencourt.blogspot.com/p/modulo-3-desenho-universal-da.html

zunal:http://zunal.com/webquest.php?w=245291

Bom estudo a todos!!!

Del disse...

Olá
Eu escolhi fazer uma Webquest, vejam lá:
https://sites.google.com/site/webquestassistiva/

Abraços a todos!!

Cidália Araújo disse...

Escolhi criar um plano de aula que está disponível em:

http://cidaliaaraujo1.wix.com/inclusao#!moda/c1r5b

Teresa Xavier disse...

www.zunal.com/webquest.php?w=244875

webquest realizada pelo grupo infoinclusão em VVD & BCL (professoras Martinha Soares e Teresa Xavier)

Não consegui submeter o formulário, talvez por só ter conseguido terminar hoje a webquest...

Vera Martins disse...

Para este módulo optamos por realizar a atividade 2, para isso criamos uma WebQuest sobre a unidade Internet, integrada na nossa prática letiva.

http://webquestinternet.weebly.com/index.html

Grupo Madeira
(Vera Martins & Graça Dias)

Zezé disse...

Postei minha atividade do módulo 3 no seguinte link http://mariajosecosta.wix.com/zezemooc#!untitled/c20x9

Grata Maria José Costa

Beatriz Costa disse...

O meu grupo elaborou um Plano de Aula de Português para uma aluna com NEE (perturbações do espetro do autismo), utilizando o instrumento traduzido do Lesson Builder. O Plano de aula encontra-se no SlideShare, em http://www.slideshare.net/costabeatriz/plano-de-aula-portugus-34916900
Para o desenvolvimento da atividade elaborámos um PowerPoint que se encontra no SlideShare, em http://www.slideshare.net/costabeatriz/o-rapaz-de-bronze-34916947

Antonia Espirito Santo disse...

O meu trabalho para este módulo está em http://zunal.com/webquest.php?w=245344

Blogue Cívico disse...

Boa tarde!

Para este módulo criei uma webquest que pode ser consultada em http://zunal.com/webquest.php?w=244786

Continuação de bons trabalhos.

Benedita Carneiro

Daniela Póvoa disse...

Aqui fica a proposta de atividade.
Utilizando o WebQuest: http://zunal.com/webquest.php?w=245466

Na minha opinião, para quem não domina as TIC, acho que dispões muita informação escrita, demasiada até. Mas também acho que têm haver com o meu perfil de aprendizagem, que nada tem haver com a leitura :)

Beatriz Mota disse...

Ola aqui fica o endereço da atividade relativa ao modulo 3:http://udlexchange.cast.org/lesson/1055683

Gracinda Cadilhe disse...

Somos o grupo "Especial Beiriz" e deixamos aqui o nosso trabalho sobre as inteligências múltiplas numa perspetiva das necessidades educativas especiais.
o nosso trabalho encontra-se em: https://bubbl.us/?h=20dd73/42bf0d/21EeIsewPgfaI&r=1457992659

Carlota Dias disse...

No âmbito do Módulo 3 efetuei as seguintes tarefas:
- Comecei por criar uma conta no Symbaloo e acrescentei um separador com um conjunto de aulas de Orientação e Mobilidade.
URL: [embed]http://edu.symbaloo.com/#/home/mix/13ePLQ4hIi[/embed]
Uma vez que o Symbaloo é bastante apelativo em termos visuais, mas não permite a leitura sonora da informação...

- Criei uma aula introdutória no âmbito da orientação e mobilidade no CAST/UDLCenter, ou seja no Lesson Builder.
O URL é [embed]http://udlexchange.cast.org/lesson/1074421[/embed]
Este programa, tanto quanto percebi, apenas permite a leitura em inglês.

Obviamente que estas atividades se encontram disponíveis no meu e-portefólio em:
http://carlotadia.wordpress.com/modulo-3/

Continuação de Bom trabalho!

Graça Dias disse...

Aqui deixo a tarefa do modúlo, tarde, 24 horas não chega para realizar os planos diários, mas a minha colega de grupo já tinha deixado.

É este o endereço da atividade:

http://webquestinternet.weebly.com/index.html

Lígia Neto disse...

Boa tarde!

O trabalho de grupo está disponível no seguinte endereço:
http://ligiapintoeneto.wordpress.com/modulo-3-2/

Kar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kar disse...

Olá,

as propostas de atividades são muito interessantes!

Optei pela atividade 3, por considerar que, neste momento, está intimamente ligada com a minha prática letiva. Na elaboração das aulas, tento abarcar um variedade de tarefas de modo a ir ao encontro das diferentes inteligências que tenho em mãos. Por essa razão, elaborei um prezi em língua inglesa com as atividades que mais recorro dentro de cada inteligência. E, por último, não poderia deixar de partilhar um vídeo delicioso do Sir Ken Robinson!

Podem consultar em http://prezi.com/1kdldmfpspbx/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

Maria de Fátima Martins disse...

O meu trabalho do módulo 3, foi elaborado em conjunto com a Teresa Sá, colega de Agrupamento, pois só nessa altura percebemos estar as duas a frequentar este MOOC.
Foi logo disponibilizado por ela, em nome do grupo.

http://zunal.com/webquest.php?w=244409

Maria de Fátima Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Carneiro disse...


Para o módulo 3, o grupo Sande Especial, do qual faço parte produziu a seguinte webquest:

http://zunal.com/webquest.php?w=244786

Ana Figueiredo disse...

Realizei a 1.ª alternativa de atividade proposta - criar um plano de aula no Lesson Builder.
O plano de atividade "O Urso e a Formiga" destina-se a crianças em idade pré-escolar e embora promova a construção e desenvolvimento de diversos conhecimentos, a área disciplinar que se destaca é o Domínio da Matemática - noção de número.

O trabalho encontra-se no seguinte endereço:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlcG9ydGVmb2xpb2RlYW5hZmlndWVpcmVkb3xneDoyM2EzYzVlZGU0YTg2M2Ez

Ernestina Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ernestina Gonçalves disse...

Comentário sobre o Módulo III

Pretendemos com o Desenho Universal para a Aprendizagem, construir Currículos que promovam a igualdades de oportunidades, sugerindo metas flexíveis, adaptadas às necessidades reais e específicas de cada aluno.
Salientamos, que Palavras-chave como: Histórias, Leitura, Interpretação, Criatividade, Inclusão são fundamentais à integração de qualquer aluno/ individuo na sociedade e na escola! Que a leitura leva ao conhecimento, que por sua vez, se transforma em mais qualidades de vida, sucesso pessoal e académico e que o conhecimento deve estar ao alcance de todos.
Temos por objetivo desenvolver Boas Práticas de promoção do conhecimento e aprendizagem, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos.

As Gonçalves

Ernestina Gonçalves disse...

Boa noite, esta é a ligação para a nossa apresentação no Lesson Builder do Módulo III

http://udlexchange.cast.org/lesson/1102392

As Gonçalves

Mª Fátima Fernandes disse...

Boa noite!

Para este módulo optei por realizar um webquest que está disponível em:

http://zunal.com/evaluation.php?w=246042

Também se encontra no meu site:http://fatimagfc.wix.com/fatimafernandes



Mª Fátima Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mª Fátima Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lili Rebelo disse...

Boa noite!

Deixo o link onde podem visualizar o trabalho deste módulo:

https://drive.google.com/file/d/0B5X9vgKzxCRJNVIwNHdjOTFMTVhLaXhnY256MlNhS1hYaTA4/edit?usp=sharing

Até breve

Lili Rebelo disse...

http://linoit.com/users/LiliRebelo/canvases/Intelig%C3%AAncias%20M%C3%BAltiplas

Cláudia Rosado e Silva disse...

Boa tarde,

O meu trabalho relativo ao Módulo 3 está disponível em:

http://claudiarosadosilva.wix.com/-e-portefolio#!desenho-universal-da-aprendizagem/c1omz