Início das atividades do MOOC Introdução e Acesso às Tecnologias

Bem-vindos a este curso online aberto e assíncrono. Agradecemos o vosso interesse e participação.

O objetivo geral deste curso é promover a reflexão, discussão e desenvolvimento de atividades no âmbito das temáticas da inclusão e das tecnologias.

Nesta primeira semana, pretende-se:
- uma ambientação com os espaços virtuais onde o curso se desenrolará,
- uma leitura do guião do curso,
- o preenchimento do questionário de diagnóstico que ajudará a definir o perfil e expectativas dos participantes neste curso,
- uma apresentação dos participantes, a submeter endereço eletrónico (URL) na zona de comentários da área de apresentação
- a constituição de grupos de trabalho (opcional), identificação dos elementos do grupo através do respetivo formulário
- a criação de um espaço web pessoal que possa servir de e-portefólio individual do curso. Caso possuam algum blog ou website pessoal que desejem utilizar como e-portefólio, sugerimos a criação de uma entrada no menu dedicada a este curso. Submissão do endereço eletrónico (URL) no respetivo formulário.
(Nota: os formulários estão disponíveis no website do curso - Introdução)
Poderão fazer a vossa apresentação utilizando a ferramenta da vossa preferência, devendo traduzir-se num endereço eletrónico a submeter no formulário, algumas sugestões alternativas: Slideshare-Tutorial (EN); Prezi - Tutorial (EN) - exemplos; Knovio - exemplo; Linoit - exemplo; Vídeo - exemplo;
Os participantes que desejem criar um espaço novo como e-portefólio deste curso, aconselhamos que estruturem o menu com as seguintes entradas: Introdução, Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3, Módulo 4, Avaliação, para mais facilmente registarem as respetivas reflexões e trabalhos e remeterem o endereço eletrónico (URL) específico da página Web no formulário das atividades, na fase de submissão.
Poderão identificar o e-portefólio com o vosso nome, por ex: «e-portefólio de (nome)» e poderão incorporar o logótipo do MOOC INCTEC2014 (em qualquer parte visível) ou colocar um subtítulo por extenso com a designação do curso.
Algumas sugestões de ferramentas em que poderão fazer o e-portefólio:
Tutorial (BR)
Tutorial (BR)
Tutorial (EN)
No guião do curso encontra-se uma lista com um conjunto de ferramentas livres (ou com componente livre) que poderão ser usadas na criação do e-portefólio e na criação de recursos. Tentámos identificar tutoriais e demos em português, mas existem muitos outros em inglês. Poderão recorrer a outras ferramentas conhecidas, embora se recomende a experimentação de novas ferramentas. Em rodapé da lista encontram-se duas ligações para repositórios de ferramentas livres que poderão ser explorados (Cool Tools for Schools e TeachThought).
Em regra, deverão começar por se registar na ferramenta, isto é, criar uma conta, para criarem o vosso espaço onde ficarão arquivados os vossos projetos/artefactos. Deverão ter o cuidado de memorizar/registar o «login», isto é, «o utilizador e a senha» para poderem aceder ao vosso espaço sempre que necessário.
É habitual que os participantes considerem os cursos online demasiado intensivos e, face às exigências profissionais, sintam alguma pressão de calendário para o acompanhamento e realização das tarefas. Nesse sentido, iremos dedicar duas semanas a cada módulo, prolongando-se o curso por 10 semanas. A formação online tem a vantagem de cada um poder trabalhar em qualquer dia e a qualquer hora mais conveniente, onde quer que esteja.
Recomendamos que em cada semana registem no e-portefólio uma reflexão sobre o que aprenderam ou encontraram de útil para a vossa prática profissional, e registem o produto/artefacto/atividade que desenvolveram. Quando a atividade for realizada em grupo, o seu resultado deverá ser replicado em cada um dos e-portefólios individuais.
O e-portefólio será essencial para a emissão de um certificado final, como evidência da participação e trabalho de cada um ao longo do curso.
Cada um é livre de seguir o seu percurso e poderá apenas explorar os recursos e participar na discussão, quer na área de comentários do website do curso e/ou nas comunidades MOOC INCTEC das redes sociais do Facebook, Twitter ou Google+.
Desejamos a todos uma boa experiência e partilha!

A equipa dinamizadora do MOOC INCTECsorriso

7 comentários:

Rosária Almeida Vieira disse...

ola pessoal, eu não consigo abrir o meu e-portefólio. o que faço para acompanhar o curso?

Leonor gonçalves disse...

Ola boa noite

mas ja tinha o e-portefólio ou criou agora para o curso?
O curso acompanha-se por aqui .
Leonor

anabelacampus disse...

Obrigada pelas informações

CEF Informatica disse...

Olá
Ainda não fiz este parte, posso realizá-la em simultâneo com o módulo 1?

Ana Sofia Pereira

MOOC INCTEC disse...

Olá Rosária. Pode pedir ajuda a um colega / familiar...

MOOC INCTEC disse...

Olá Ana Sofia. Sim, pode. Convém começar por criar o seu espaço onde vai guardar as reflexões e fazer a sua apresentação (colocando também lá uma cópia dessa apresentação). Mas em simultâneo pode ir elaborando as tarefas do Tópico 1.

Beatriz Costa disse...

Bom dia,
Pedi uma informação e ainda não recebi a resposta. No módulo "Introdução" introduzimos no formulário o Grupo de Braga. Os elementos do grupo desistiram do curso, apenas fiquei eu. Assim, venho solicitar a anulação do grupo e perguntar se é possível constituir um novo grupo com o colega Frederico Lima.

Atenciosamente.