Mensagem de abertura do Módulo I

Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE

Tem início esta semana (7 Abril) o primeiro módulo do curso subordinado ao tema Políticas Inclusivas e Medidas Educativas, respeitantes aos alunos com necessidades educativas especiais.

Documentos de política e estratégia para a deficiência são disponibilizados para enquadramento mais abrangente da problemática, a nível internacional, e legislação nacional sobre medidas educativas bem como orientações curriculares são tema de análise.

Reúnem-se publicações produzidas pelo Ministério da Educação e outras da Agência Europeia para as Necessidades Especiais. Apontam-se ligações para webinares sobre temáticas das necessidades especiais produzidos pela Direção Geral de Educação.

Nos agregadores Pinterest e Livebinders são identificadas muitas outras publicações, artigos e websites sobre temas associados. Poderão encontrar ainda várias publicações brasileiras.

São propostas como atividades (veja a página Web do Módulo I):

- discussão sobre a temática das NEE/Deficiência em comentário na página Web do Módulo I. Por exemplo: (a) sobre quaisquer dos recursos indicados, (b) sobre a questão que é formulada quanto às barreiras constatadas a nível pessoal/profissional; (c) sobre outros recursos que tenham identificado nas vossas pesquisas.

- realização de uma das atividades alternativas propostas: (a) escolha de uma publicação de referência, sistematização os principais aspetos utilizando uma ferramenta de mapa concetual; (b) perspectiva histórica da deficiência, utilizando uma ferramenta de linha do tempo; (c) uma apresentação sobre aspectos das políticas de inclusão e medidas educativas.

Não se esqueçam de submeter o «link» da vossa actividade/artefacto no respetivo formulário.

A discussão poderá ser complementada nos espaços do MOOC INCTEC2014 nas redes sociais.

Deverão registar as vossas reflexões e atividades no vosso e-portefólio individual.

Continuaremos a desenvolver a área de «Ajuda» para responder às dificuldades que nos forem sendo apresentadas.

Desejamos uma boa reflexão e um bom trabalho durante estas duas semanas.

A equipa INCTEC2014

Sem comentários: