Mensagem de abertura do módulo IV

Recursos Educativos Abertos Acessíveis


Estamos a chegar ao fim do Módulo III, que aborda uma temática muito pertinente - Desenho Universal de Aprendizagem. O quadro de referência CAST/UDL é muito abrangente e assenta na flexibilidade dos modos como a informação é apresentada, como os alunos podem expressar e demonstrar o que aprenderam, e na forma como se motivam e envolvem. Esta abordagem permite reduzir as barreiras no ensino/aprendizagem, com as adaptações adequadas, e ajudar a promover o desempenho de todos os alunos, incluindo os que têm incapacidades ou fortes limitações.

Foi possível explorar muitos recursos e exemplos de aplicação prática em http://www.udlcenter.org/ e outras ferramentas em http://www.cast.org/learningtools/index.html.
Recomendamos que continuem a revisitar estas páginas Web.

Tem início na próxima semana (19 maio) o quarto módulo do MOOC INCTEC2014 subordinado ao tema «Recursos Educativos Abertos Acessíveis», que tem por objetivo a produção de recursos, utilizando ferramentas livres e observando questões de acessibilidade e atribuição de licenças para reutilização.

São propostas como atividades (veja a página Web do Módulo IV):
- publicação de, pelo menos, um comentário sobre a temática do Módulo IV;
- opção por uma das atividades alternativas:
  • crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior (caso tenha optado por este tipo de atividade), atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre  (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. 
  • selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre à sua escolha (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta.  
- seleção de um dos trabalhos dos seus pares (de qualquer dos módulos) e apreciação no espaço de comentários da página deste módulo. Registe no e-portefólio individual.
Nota: Disponibilize o URL do seu trabalho na área de registo da atividade 4  e submeta no respetivo formulário.

A discussão e partilha poderá ser complementada nos espaços do MOOC INCTEC2014 nas redes sociais, onde temos inserido várias ligações, constantes dos agregadores de recursos adicionais, nomeadamente nas comunidades MOOC INCTEC do Facebook e do Google+.

Aconselhamos o registo das vossas reflexões e atividades no e-portefólio individual.

Continuaremos a desenvolver a área de «Ajuda» para responder às dificuldades que nos forem sendo apresentadas.

Para quem se encontre mais atrasado e pretenda requerer certificação, aconselhamos um esforço de recuperação, uma vez que iremos entrar no último módulo do curso, seguido da última semana de avaliação do curso e autoavaliação pessoal.

Recomendamos ainda uma atualização dos e-portefólios individuais e, nalguns casos, a melhoria na sua estruturação e organização dos trabalhos.

Desejamos uma boa reflexão e um bom trabalho durante estas duas semanas do módulo IV.

A equipa INCTEC2014:-)

Sem comentários: