Tópico 4 - registo da atividade individual ou de grupo

A atividade individual ou de grupo do tema 4 consiste na efetivação de uma destas três propostas:

  1. Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre  (book builderstorybirdpowtoonwindows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube.
  2. Caso tenha optado pela alínea c) das atividades do tópico 3 selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando um recurso educativo aberto, tenha em atenção as acessibilidades do recurso e atribua-lhe uma licença aberta que entender. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (storybird, powtoon, editor de vídeo… veja no guião do curso em ferramentas e demos).
  3. Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários do tópico 4. 

Nota: independentemente de esta atividade ter sido efetuada individualmente ou em grupo, todos os participantes deverão registar a hiperligação para o local onde a atividade está visível.

Utilize o seguinte formulário para registar a hiperligação para a atividade.

107 comentários:

Paula Sousa disse...

Olá a todos!

Para este módulo, escolhi a segunda das três atividades propostas, sendo que utilizei a ferramenta Storybird para fazer uma breve e simples apresentação de um tema que a mim me agrada muito - a Discalculia.

Esta encontra-se disponível no seguinte link:

http://storybird.com/books/discalculia-um-caminho-ainda-a-percorrer/?token=fetxhu24uf

Também poderão encontrá-la no meu e-portefólio:

http://paulateixeirasousa.wix.com/e-portefolio-de-paula-sousa

Continuação de uma boa semana!

Patrícia disse...

Olá a todos.
A minha apresentação apresenta-se no seguinte link:
http://storybird.com/books/habilidades-nao-cognitivas/?token=aqd7dmwjxy

Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Baeta

Ana Paula Carlos disse...

Olá, boa tarde!

Fica aqui o link para a atividade do módulo IV. Conto com a vossa generosidade pois tratou-se de uma estreia!

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1

Pode tembém ser consultado no blogue

http://anacarlos-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Votos de bom trabalho!

Ana Carlos

Ana Paula Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diana Lisboa disse...

Deixo-vos a adaptação de uma história "O anão Paquito" para se sensibilizar para os sons do ambiente, do corpo humano e da fala. disponível em http://storybird.com/chapters/o-anao-paquito/?token=y88h3qqdsx

Mundo das TI - Liliana Paiva disse...

Bom dia!
Confesso que tive algumas dificuldades em optar por um trabalho, uma vez que todos os trabalhos que observei seriam um ótimo exemplo para trazer aqui.
Contudo, optei pelo trabalho da colega Teresa Leite, que realizou uma Webquest com o objetivo de permitir que os alunos adquirissem a noção de cores secundárias, a partir das cores primárias. O ensino foi desenvolvido por forma a ser interativa, dinâmica e interdisciplinar, permitindo que a colega criasse um recurso transversal a vários níveis de aprendizagem, houve assim o cuidado de o tornar aberto e acessível. Penso que esta seria uma das temáticas mais importantes a atingir nesta formação. A inclusão!
Na minha opinião o objectivo principal foi conseguido satisfatoriamente.

DG disse...

O grupo de trabalho de Dulce Gonçalves, Ana Paula Rocha, Rui Lourenço e M. Prazeres Casanova elaborou o tema da comunicação oral para trabalhar com os seus alunos, recorrendo à ferramenta powtoon.
O resultado pode ser consultado aqui:
http://dulcesg7.wix.com/dulcegoncalves#!mdulo-4/c17p9
ou aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=1yaLjE7X1FA

Docente de Educação Especial Vanda Simões disse...

Para este módulo, escolhi a segunda das três atividades propostas, sendo que utilizei a ferramenta Storybird para fazer uma apresentação relativa ao tema: O papel do professor e os três pilares da educação.

Esta encontra-se disponível no seguinte link:
http://storybird.com/chapters/o-papel-do-professor/?token=3awu8pqys9
Continuação de bom trabalho!!!

Lara Paiva disse...

A minha apresentação está no seguinte link

https://www.youtube.com/watch?v=Zqp1MrvHa0M&rel=0

boa semana!
lara

Nuno Correia disse...

Dando seguimento à WebQuest desenvolvida no Módulo III, apresenta-se neste módulo uma animação, criada utilizando do recurso PowToon, exemplificando situações diárias da vida de um deficiente visual.
Procura mostrar-se, de forma simples, com exemplos banais, que, por vezes, se age inconscientemente de forma incorreta no convívio com pessoas portadoras de deficiência visual.
Como salientei anteriormente, este trabalho foi produzido com o recurso PowToon, sendo de seguida exportado para o youtube onde lhe foi atribuída a licença Creative Commons.
Link para e-portofólio (Módulo IV): http://needificar.blogspot.pt
Link para trabalho no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=g96ejD_PcWU

edgapoe disse...


Leitura e escrita não são ações tão lineares aos olhos de todos. Um desafio a todos para ler a lenda da Serra da Estrela, com outros olhos.

http://storybird.com/books/4-l3nd4-d4-s3rr4-d4-3str3l4/?token=ttk5b9qpdw

Meninos do Vale Encantado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Claro Fonseca disse...

Realizei a minha atividade criando um recurso no Book Builder. Esta atividade surge no seguimento do desenvolvimento de um projeto eTwinnig que a minha turma está a desenvolver com parceiros do pré-escolar.
O link http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92226&page=1

MOOC INCTEC disse...

Caro Carlos,

Reveja a ortografia do storybird, pois está com caracteres estranhos.

teresa forTIC disse...

Olá a todos, a equipa especiALmente (Teresa Fortio e Sérgio Machado) partilha aqui o seu trabalho referente ao módulo 4.
Podem vê-lo em:
http://www.powtoon.com/p/cLLVM64USJ1/

Sónya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sónya disse...

O trabalho do módulo 4 encontra-se em: http://olharparaaeducacaoespecial.blogspot.pt/

Mostrando o que faço... disse...

Agradecia que verificassem se o recurso que criei preenche os requisitos da atividade. Penso que sim... Foi a primeira vez que utilizei este recurso.

Está disponível em:
http://www.powtoon.com/p/gbhNQhUs35d/

Elisabete Pinheiro disse...

boa tarde

segue o link do trabalho já com a licença atribuida.

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92192&page=1

beta

Carla Silva disse...

Boa trade,

Aqui deixo o link para o meu trabalho de grupo
http://carlaramooc.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Ana Paula Ferreira disse...

Olá a todos!

Utilizei a ferramenta Storybird, o meu trabalho está no seguinte link:

http://storybird.com/books/emocoes/?token=s56smq6zfv

Também está no meu portefólio. Nesta altura do ano não é possível dedicar mais tempo a fazer um recurso educativo mais elaborado.

O primeiro trabalho que fiz para o módulo 4 usando a ferramenta EdiLIM continua à espera de aprovação para ser publicado no Educalim.

Cumprimentos

Paula Melo disse...

Olá a todos,

o trabalho do tópico 4 está em http://storybird.com/books/guguices/?token=bhf58y2tb8

É um trabalho sobre um menino, o Guga,
continuação de um excelente trabalho

Paula e Ana (Grupo MaGu)

Cristina Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Neto disse...

Os recursos que apresento encontram-se em:

http://crisneto-eportefolio-moocinctec14.blogspot.pt/p/modulo-4.html

O Powtoon pode ser visto em:

http://www.powtoon.com/p/dQSnKsXlFYw/

A história pode ser vista em:

http://www.slideshare.net/CristinaNeto1/a-miffy-vai-a-escola-cc

José Fernando Rodrigues disse...


Fiz um conjunto de ficheiros e pastas onde se encontra o meu trabalho deste módulo 4. Logo na entrada encontram um ficheiro "leia-me" que explica tudo.

Segue o link:
https://meocloud.pt/link/7fc87fd6-33dd-4132-b0ef-3fb1bc0d3d1b/MOOC%20trabalho%20M%C3%B3dulo%20IV/

Silvana Almeida disse...

O meu trabalho foi feito no Storybird.

Este encontra-se disponível no seguinte link:

https://storybird.com/books/mooc-20014-inteligencias-multiplas-e-estilos-de-ap/?token=u3va26vsuy

Poderão encontrar o mesmo no meu e-portefólio

http://formasilvana.blogspot.pt/p/modulo-4-trabalho-inteligencias.html

Del disse...

Olá,

Minha atividade do módulo 4:
http://prezi.com/waade-dhmew2/origami/#

Abraços!

Andreia Branco disse...

Boa noite, o meu trabalho encontra-se disponivel no seguinte link:

http://storybird.com/books/os-sentidos/?token=4hdqn9p96s

Lili Rebelo disse...

Boa noite, colegas!

Deixo aqui o link para que possam visualizar o meu trabalho individual.

https://sites.google.com/site/lilirebeloresende/modulo-iv

Bom fim de semana a todos

Milkyway disse...

Bom dia,
Para o trabalho sobre o tema deste módulo, criei um recurso educativo
aberto através de um video feito com o Windows Live Movie Maker, o qual legendei com o Amara e ao qual atribui uma licença CC.
O video encontra-se disponível no youtube, no seguinte endereço / URL:
https://www.youtube.com/watch?v=9BVTGxtUv1c

e no meu portefólio, no separador do módulo 4.
http://teresaraquelleite.blogspot.pt/

Bom fim de semana a todos!

Teresa Leite

José Almeida disse...

Boa tarde.

O link da minha atividade relativa ao módulo IV é o seguinte: https://storybird.com/books/matematica-funcional/

Cumprimentos,
José Almeida

Cantinho da CRIS disse...

Boa tarde
Elaborei um recurso educativo que se insere na unidade de aprendizagem que planei no módulo 3 sobre “Divisões do tempo e carácter cíclico das atividades escolares”.
O referido recurso foi criado com a ferramenta EDILIM, dando origem a um livro interativo multimédia composto por 23 páginas, onde os alunos (de 9 a 11 anos) realizarão exercícios a fim de praticarem/consolidarem os conteúdos lecionados na aula.

Disponibilizo no YouTube a demonstração dos exercícios do livro LIM que criei.

https://www.youtube.com/watch?v=hOK1yfnYPvI&feature=youtu.be

No meu eportefólio também disponibilizo os ficheiros do livro e um documento PDF a descrever as atividades.
http://cristinamatos68.wix.com/educaeacredita

Com os melhores cumprimentos

Cristina Matos

jose luis pissarro disse...

Decidi fazer uma breve narrativa de viagens que realizei desde a minha juventude. Passei umas horas a fazer montagem de fotos no Photovisi para a ilustrar. Optei pelo Book Builder por ser um editor com acessibilidades, isto é, permitir usar o sintetizador de voz portuguesa (neste caso escolhi a voz Amália), o que poderá ajudar um aluno com dificuldades de leitura ou de visão. A descrição das imagens também as torna mais acessíveis. Usei também a funcionalidade para colocar questões, para o aluno responder. As questões poderiam ser mais elaboradas. Não cheguei a fazer uso do Glossário, mas valerá a pena explorar. Acabei por não usar os assistentes por a leitura do texto português ser feita em inglês e não se perceber nada. Poderia trabalhar mais o texto com ligações para páginas Web, por exemplo. De qualquer modo gostei de experimentar esta ferramenta e cnvido-vos a lerem as minhas memórias...
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92537&page=1

Leonor Ferreira disse...

Boa noite,
O trabalho que o Grupo CRISLEO criou foi baseado na proposta de atividade 1 e criámos um book builder deixo o link:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92243&page=1
Obrigada

tteresasablog disse...

Boa noite
O trabalho para o módulo 4 encontra-se no seguinte link:
https://storybird.com/books/uma-menina-especial/
Bom fim de semana

Sonia Soares disse...

Boas,
Aqui deixo a minha atividade:
https://soniamtsoares.wix.com/soniasoares#!modulo4/csnc

bom fim de semana!

Cristina Marques Martins disse...

Boa noite,o trabalho que o Grupo CRISLEO criou foi baseado na proposta de atividade 1 e criámos um book builder deixo o link:
http://bookbuilder.ca st.org/view.php?op=view&book=92243&page=1

Saudações moocquianas

Ana Rodrigues disse...

Olá,

o trabalho realizado pelo meu grupo está presente no seguinte link:

http://storybird.com/books/os-sentidos/?token=4hdqn9p96s

Continuação de um bom trabalho

Solange Oliveira disse...

Bom dia a todos

Aqui está o trabalho que fiz para este módulo:

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92554&page=1

Peguei numa das minhas aulas do 7.º ano sobre materiais.

Este é o link do meu e-portefólio:

http://solangemooc2014.blogspot.pt/

Bom trabalho a todos e um bom fim de semana :)

MOOC INCTEC disse...

Caro Leonor (Grupo CRISLEO),

O vosso Book Builder tem apenas 1 página, será que se esqueceram de gravar as restantes?
As páginas têm de ser gravadas individualmente.

MOOC INCTEC disse...

Cara Solange,

O seu Book Builder não está disponível para partilha.
Confirme se o publicou para fazer parte da biblioteca pública.

Maria Carvalho disse...

Olá!

Para este módulo o grupo DDJ realizou o seguinte trabalho:
Link para o nosso livro:

http://storybird.com/books/um-mundo-so/?token=kkg4epwb6h

Também poderão encontra-lo no meu e-portefólio no meu blogger:

http://compartilharosolhares.blogspot.be/

Continuação de bom trabalho.



Patrícia Bermonte Melo disse...

O meu trabalho foi feito no Storybird em conjunto com a Silvana Almeida.

Este encontra-se disponível no seguinte link:

https://storybird.com/books/mooc-20014-inteligencias-multiplas-e-estilos-de-ap/?token=u3va26vsuy

Poderão encontrar o mesmo no meu e-portefólio:
http://eportfoliopatriciamelo.blogspot.pt/p/blog-page.html


Beatriz Mota disse...

O trabaho do grupo de bragança para este módulo foi realizado no storybird e os moderadores ainda não deram aprovação; espero que através deste endereço seja posivel aceder ao livro digital.
http://storybird.com/books/ja-chegou-o-outono/?utm_source=storybird&utm_medium=email&utm_campaign=share-book

zilda disse...

Olá,
neste módulo escolhi a primeira proposta, utilizando o Storybird para registar uma atividade realizada com alunos com NEE, dando continuidade à WebQuest do módulo 3.
Aqui fica o link,podendo também ser vista no meu e-portefólio, onde inseri ainda uma história com símbolos, realizada com o mesmo grupo de alunos, no Issuu.
A qualquer delas, embora com alguma dificuldade, atribuí o licenciamento através do Creative Commons.

https://storybird.com/books/um-passeio/?token=72tvjnacy8

Até...

zilda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Vilaça disse...

O meu trabalho deste módulo encontra-se aqui: http://marcar-a-diferenca.webnode.pt/news/modulo-4-recursos-educativos-abertos-acessiveis/

Maria Fernanda disse...

Olá a todos !

A nossa atividade encontra-se no endereço abaixo,

http://bookbuilder.cast.org/library.php

procurar

como criar texto

boa semana

E-PORTEFÓLIO-SÃOMONTEIRO-MOOC INCTEC-2014 disse...

Olá, boa tarde deixo aqui o link do meu trabalho do módulo 4

http://saomonteiro-eportefolio.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Marília Pereira disse...

Boa tarde

Não tivemos muito tempo e disponibilidade para nos dedicarmos ao trabalho para este módulo. Cá vai um pequeno livro que nós, grupo DDJ, elaborámos recorrendo ao storybird:

http://storybird.com/books/um-mundo-so/?token=kkg4epwb6h

Delfina Carlos disse...

Olá, a todos!

Para o meu trabalho do módulo IV realizei uma apresentação através do PowToon, que desconhecia completamente. Achei muito apelativo e dinâmico; é uma combinação entre o PowerPoint e o Windows Movie Maker. Atribuí-lhe uma “licença de cultura livre”, renunciando assim a quaisquer direitos de autor.

Podem encontrá-lo no seguinte link:

http://www.powtoon.com/p/cwuJVr2GlHM/

ou no meu e-portofolio:

http://delfinamarques.wix.com/delfinamarquescarlos

Podem encontrar também no meu e-portofolio, uma apresentação com a ferramenta StoryBird, com mesmo conteúdo do PowToon. Porém, ainda não consegui atribuir-lhe uma licença de utilização livre.

Delfina Carlos

micaela pereira disse...

Colegas,

A minha atividade referente ao módulo 4 pode ser visualizada em:
http://www.powtoon.com/p/fMIRKRdwp06/
Contém uma apresentação em POWTOON realizada com os alunos com NEE que acompanho. Trata-se de uma mensagem de apelo à mudança e de um pedido muito especial no sentido de cultivar um mundo melhor, feita aos seus olhos…

Bom trabalho a todos!

Conceicao Durao disse...

Aqui vai mais uma experiência nossa, desta vez utilizámos o Zunal.
http://zunal.com/webquest.php?w=245146
Muito interessante esta ferramenta, pena que gratuitamente só podemos criar uma webquest!

Muito obrigada por tantas partilhas interessantes.

Paulo Borges disse...

Boa noite

O trabalho do grupo DDJ:

http://storybird.com/books/um-mundo-so/?token=kkg4epwb6h

Atentamente

Paulo Borges

paulacris disse...

Boa noite,

Usei o ZooBurst, muito intuitivo, e criei um livro POP-UP.

As finalidades pedagógicas desta ferramenta podem integrar:
- a escrita criativa e seleção de imagens dentro da galeria por palavras-chave ou fazendo o upload;
- escolha de imagens + legendagens: poemas, citações, fragmentos;
- o professor selecionando apenas imagens para as crianças criarem um texto poético, narrativo, ...

É uma forma atrativa para crianças com NEE puderem escreverem de forma muito simples um livro num formato diferente.

Vide aqui o meu: http://www.zooburst.com/zb_books-viewer.php?book=zb01_53355d822f77c

Bom trabalho,
Paula

Nádia Afonso disse...

O trabalho do grupo de Bragança está alojado em:
http://storybird.com/books/ja-chegou-o-outono/?utm_source=storybird&utm_medium=email&utm_campaign=share-book. Trata-se de um conto construído por nós para trabalhar a área vocabular do Outono.

O trabalho também está disponível no meu eportefólio: http://multidisciplinaridadenainclusaotf.blogspot.pt/p/modulo-iv_4.html

Boa noite!

Carlota Dias disse...

Módulo 4 terminado :)

Escolhi a primeira tarefa e, após, uma exploração dos programas indicados selecionei o Pow Toon para realizar a primeira aula de orientação e mobilidade (realizada no âmbito do Módulo 3). A aula encontra-se disponível no Youtube em:
http://www.youtube.com/watch?v=YBR3myEZ2FQ&rel=0

Obviamente tamb´me está disponível no meu e-portefólio em:
http://carlotadia.wordpress.com/modulo-4/

Boa Semana!

Teresa Xavier disse...

Olá a todos,

Já tinha ouvido falar na ferramenta storybird pelo que resolvi experimentar. Embora seja de matemática, parece-me não ser possível inserir símbolos, criei uma história sobre o Teorema de Tales. Também não sei se será possível inserir outras imagens...

Podem ver aqui http://storybird.com/books/altura-da-piramide/?token=rg6d9pq2fx

E no eportefólio
http://eportfolioinclusao.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Carlota Dias disse...

Esta minha intervenção destina-se a felicitar o trabalho da colega Paula Sousa. O trabalho sobre discalculia está muito interessante. Gostei particularmente das ilustrações.
Parabéns.

Anabela Triguinho disse...

Dando seguimento à WebQuest desenvolvida no Módulo III, apresenta-se neste Módulo IV uma animação sobre “Ergonomia”, criada utilizando do recurso PowToon.
Procura mostrar-se, de forma simples, como Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores.
Como salientei anteriormente, este trabalho foi produzido com o recurso PowToon, onde de seguida lhe foi atribuí a licença Creative Commons.
http://www.powtoon.com/p/fy3ah311gMe/
Link para e-portofólio (Módulo IV): http://at-mooc-inctec14.blogspot.pt/p/modulo4.html

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Desde já lamento o atraso do envio da atividade referente ao Módulo 4. Como a atividade foi de tema livre e usando o recurso livre Book Builder, relativo à profissão de assistente social.

O grupo é constituído por Cátia Santos, Clara Barbosa, Eduardo Silva e Paula Costa

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92614&page=1

MOOC INCTEC disse...

Caro Eduardo,

Confirme se o livro foi publicado na biblioteca pública.
Veja o tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=OMKXSTbvj8A&index=10&list=PL45175DA6E9D79C4A

MOOC INCTEC disse...

cara Mª fernanda,

O vosso livro em Book Builder também não se encontra, possivelmente por não ter sido publicado na biblioteca pública.
Relembramos os tutoriais sobre o Bookbuilder no espaço «AJUDA».

Eduardo Silva disse...

Boa tarde,

Já disponibilizei o documento na biblioteca pública.

Cumprimentos

Eduardo Silva

MOOC INCTEC disse...

Caro Eduardo,

O link já está acessível, mas o livro resume-se a uma capa e não tem mais folhas.
Os assistentes Pedro e Emma estão configurados com voz portuguesa mas o Monty não.
Sugerimos que o longo texto lido pelos assistentes sejam vertidos para páginas do livro e que os assistentes tenham apenas uma função complementar.
Iremos colocar no Pinterest o vosso trabalho.

Cantinho da CRIS disse...


Boa noite
No dia 31 de maio enviei o recurso que elaborei tendo em conta o teiming, mas como o vídeo não ficou como eu queria, resolvi melhorá-lo. Envio o link para acederem ao vídeo no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=RiAP2jcHghM&feature=em-share_video_user

Cumprimentos

Cristina Matos

Luciana Gomes Bettencourt disse...

Bom dia!!!

Meu trabalho está disposto em: You Tube - http://youtu.be/8SwAvDr2v_Y
Meu Blog- http://lfgbettencourt.blogspot.com/p/modulo-4.html
Pow Toon- http://www.powtoon.com/p/eiSp331sOxz/

Bom trabalho a todos!!!

Birgita Solange Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Santos disse...

Olá a todos
O trabalho do módulo 4 do grupo Santos está em: http://www.powtoon.com/p/eXcDBTc5YMA/

Maria de Fátima Martins disse...

O trabalho para o módulo 4 encontra-se no seguinte link:

https://storybird.com/books/uma-menina-especial/

Foi realizado pela Teresa Sá e por mim.

MOOC INCTEC disse...

Cara Fátima Martins,

Pode confirmar o URL da sua atividade? Não parece estar a aceder.

Isabel Pedrosa disse...

Olá a todos!

O meu trabalho encontra-se disponível no link:

https://www.dropbox.com/s/284nblphk45zun3/Inglesend.html

Para aqules que estão, tal como eu, na reta final, não desistam! Força!

Birgita Solange Santos disse...

Boa noite,

Como a primeira experiência de Quizz não correu muito bem, aqui fica a segunda tentativa.
Disponível em: https://www.examtime.com/p/990519-Instrumentos-quizzes

ou

http://e-portfoliobirgitasolange.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Continuação de bom trabalho,

Birgita Santos

Valentina Cardoso disse...

Como vão

Após análise do meu e-portefólio verifiquei que não tinha realizado comentários sobre um trabalho de outro colega. Assim sendo, dediquei o dia de hoje para, novamente, e com outro olhar, analisar as produções.

Apesar de ter visitado muitos dos trabalhos realizados, mas não todos, apenas vou salientar dois deles: O trabalho do colega Nuno Correia - Mudar Atitudes e Comportamentos e o trabalho da colega Cristina Matos - Atividades Diárias- Horas.
O primeiro trabalho, dedicado à mudança de comportamentos relativamente à pessoa cega, é muito apelativo, claro e direto, o que na minha opinião alcança rapidamente o objetivo. Percebe-se o domínio claro sobre a ferramenta utilizada e a correta escolha da mesma, relativamente ao objetivo a alcançar. Parabéns!

Quanto ao trabalho da colega Cristina Matos, considero-o de muita utilidade para os alunos, nomeadamente alunos com NEE. Neste trabalho, para além de se mostrar uma linha de intervenção funcional, a escolha, desta ferramenta parece-me muito adequada.

Para, mim que também experimentei utilizar o Edilim e não optei pela utilização do mesmo, devido às dificuldades sentidas, fiquei esclarecida sobre as suas grandes potencialidades. Fica-me a vontade de, novamente, explorar este recurso para poder utilizá-lo com eficácia.

Cristina, está de parabéns! Agradeço que partilhe o seu trabalho e os próximos.

Até sempre
Valentina

Joana Silva disse...

No que diz respeito ao trabalho dos colegas, visualizei o no seguinte link:

http://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue

e gostei bastante , pela forma resumida e atrativa em que aborda a temática do autismo.

Joana Silva disse...

O meu e-portefólio encontra-se completo e disponível em:

http://joanadesousaesilva.wix.com/e-portefolio-joana

Boa semana!

Lobacho disse...

Boa tarde

Escolhi o Storybird para criar uma breve apresentação sobre o Dia Mundial da Criança. Encontra-se no link http://storybird.com/books/dia-mundial-da-crianca-1-de-junho-trabalho-feito-c/?token=v2dhe27tgu

Continuação de uma boa semana

Lobacho disse...

Boa tarde

Escolhi o Storybird para criar uma breve apresentação sobre o Dia Mundial da Criança. Encontra-se no link http://storybird.com/books/dia-mundial-da-crianca-1-de-junho-trabalho-feito-c/?token=v2dhe27tgu

Continuação de uma boa semana

Teresa Guardão disse...

Para o módulo IV de aprendizagem, no Grupo "Santarém", constituído pelas docentes de EE, Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão, desenvolvemos uma atividade a que demos o nome de "O Morango". Esta tarefa foi elaborada com recurso à ferramenta BooK Builder e pode ser visualizada em:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92413&page=1

Maria Silva disse...

E porque o anterior não dava.... aqui vai outro trabalho!

https://www.youtube.com/watch?v=_CGezd1zc8U&rel=0

Vera Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Martins disse...

Olá a todos!

Para este módulo, escolhemos (Grupo Madeira) a primeira das três atividades propostas, sendo que demos continnuidade ao tema iniciado no módulo 3 e utilizamos a ferramenta bookbuilder

Esta encontra-se disponível no seguinte link:

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=93091&page=1

Continuação de boa semana.

MOOC INCTEC disse...

Cara Maria Silva,

O Powtoon está demasiado rápido, não dando tempo para a leitura.
Pode acrescentar segundos na barra de tempo. Veja o tutorial - https://www.youtube.com/watch?v=lyB1Y9xkSec.
Em vez de usar imagens com texto pode usar a ferramenta de texto do Powtoon.

MOOC INCTEC disse...

Cara Vera,

O URL do Book Builder não está público, confirme se o publicou.

SS disse...

Boa tarde
O link referente a este módulo encontra-se disponível em:
http://www.powtoon.com/p/eXcDBTc5YMA/

Atenciosamente
Sandra SAntos

SS disse...

Os recursos educativos abertos permitem-nos expor diversos conteúdos, ideias, reflexões, …de uma forma agradável, apelativa e diferente do habitual. A diversificação na apresentação apela à atenção e consequentemente à motivação. Esta será, certamente, uma das formas de sucesso para a aprendizagem.

Celina Gonçalves disse...

Boa tarde

Aqui vai o link do trabalho realizado pelo grupo "As Gonçalves"

http://www.slideshare.net/celinamagoncalves/comunicaco

Cumprimentos

Antonia Espirito Santo disse...

O meu trabalho deste módulo encontra-se no link http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=93392&page=1

Resto de boa semana.

Daniela Póvoa disse...

Boa tarde, aqui fica o link para o trabalho do módulo 4:

https://storybird.com/books/a-menina-que-dormia-nas-nuvens/?token=np2xretjcd

Adorei adorei adorei, muito bom esta ferramenta!

Daniela Póvoa disse...

E já agora aqui fica o link para o e-portfólio.

http://danielapovoamoocinctec2014.blogspot.pt/

Obrigada

Cidália Araújo disse...

Optei pela ferramenta SpiderScribe.
A minha atividade está no seguinte link:
http://www.spiderscribe.net/app/?da701d644f71676264fec7e338274056

Mª Fátima Fernandes disse...

Boa noite!

Neste módulo, optei por divulgar a adaptação do Livro Negro das Cores, por alguns dos meus alunos com NEE, surgindo este trabalho enquadrado na abordagem aos recursos educativos abertos (REA) acessíveis.
O link é o eguinte:http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=share&book=c922e34b75fa581c2e72f0aa6832e2cd&sid=17163

Também pode ser visualizado no site:http://fatimagfc.wix.com/fatimafernandes

Solange Oliveira disse...

Boa noite a todos.
Espero que este último esforço valha apena :)

Links a necessitar de "arranjo":


Módulo I – http://prezi.com/skjfpq6nkml4/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Módulo II - http://prezi.com/podyhh0xoysp/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Módulo IV - http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92554&page=1



Comentário em falta:

Decidi comentar o trabalho elaborado por:

“edgapoe disse...
Leitura e escrita não são ações tão lineares aos olhos de todos. Um desafio a todos para ler a lenda da Serra da Estrela, com outros olhos.

http://storybird.com/books/4-l3nd4-d4-s3rr4-d4-3str3l4/?token=ttk5b9qpdw “


A leitura com números há mistura com letras, e mesmo a sua escrita, demonstra as particularidades que cada ser humano pode fazer aos seus olhos. No que me diz respeito, entendo melhor uma leitura de número que de letras. Pode parecer estranho, mas os números fazem-me criam conexões que as letras não o fazem.
Gostei bastante da história, e a forma como esta está exposta foi bem conseguida. O único reparo que faço, é de facto, as imagens apresentadas não corresponderem com o texto em si. Fora isso, o trabalho está de fato de parabéns.

Relembro que o link para o meu e-portefólio é: http://solangemooc2014.blogspot.pt/

Bom trabalho a todos :)
Abraço.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia. Na sequência da atividade do Módulo 4 - comentário a trabalho de colega - escolhi o trabalho da colega Ana Paula Carlos (http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns, pois consegui passar a informação necessária, sendo sucinta e aplicando de forma percetível ao aluno a ferramenta e o software. De uma forma geral, para quem nunca tinha trabalhado com estas ferramentas e apresenta trabalho de qualidade só pode estar de parabéns.

Eduardo Silva disse...

Bom dia.

Na sequência da atividade do módulo 4 - cometar a trabalho de colega - achei or bem comentar o trabalho da colega Ana Paula Carlos(http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92219&page=1)
A colega está de parabéns pois utilizou esta ferramenta estando a mesma acessível e compreensível aos alunos.

Felicidades e todos

Eduardo Silva

Fatima Cunha disse...

Olá bom dia,

Deixo o link do trabalho relativo ao Módulo IV:

http://www.slideshare.net/fatimacunha1984/trabalho-de-grupo-mdulo-iv-36312143

Trabalho Realizado por:
Grupo Barrosas
Fátima Cunha
Joana Teixeira

Joana Teixeira disse...

Boa tarde a todos, deixo o link do trabalho do Módulo IV:

http://www.slideshare.net/fatimacunha1984/trabalho-de-grupo-mdulo-iv-36312143

Trabalho realizado por:
Grupo Barrosas
Fátima Cunha
Joana Teixeira

Bom trabalho!

Ana Figueiredo disse...

Realizei a 1.ª alternativa de atividade proposta no módulo 4 - criar um recurso educativo aberto que se insere na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior. Neste sentido utilizei a ferramenta livre book builder.

O trabalho encontra-se no seguinte endereço:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=93495&page=1

Helena Fonseca disse...

Boa tarde,

Escolhemos fazer uma apresentação em Storybird sobre o tema de PHDA, tendo elaborado um pequeno guia para professores. Encontra-se disponível no seguinte link: http://storybird.com/books/hiperatividade-e-defice-de-atencao-phda-guia-para/?token=3yz3t8wdun

Os nossos Cumprimentos
Especial Beiriz
Helena e Gracinda

Kar disse...

Olá a todos,

selecionei a segunda atividade proposta, utilizando o Powtoon para dar continuidade ao tema das múltiplas inteligências aplicadas em sala de aula de língua inglesa.

O trabalho encontr-se disponível em:
http://www.powtoon.com/p/cZheCoLq5SW/

http://www.youtube.com/watch?v=HQu89mt01gQ&rel=0

Até breve!