Encerramento do MOOC INCTEC 2014 - 8 de junho

Chegámos ao final do nosso curso online «Inclusão e Acesso às Tecnologias» e esperamos que tenha correspondido às expectativas que havíamos anunciado no início, com a disponibilização do guião do curso.

Queremos agradecer a todos os que participaram ativamente e partilharam as suas reflexões e comentários, aprofundando perspetivas sobre a inclusão na escola.

Queremos também agradecer a todos os que exploraram muitas das ferramentas livres da Web 2.0, apresentando trabalhos e demonstrando o potencial das tecnologias na aprendizagem dos alunos.

A aprendizagem entre pares é a grande mais-valia destes cursos massivos.

A formação a distância exige grande autonomia dos participantes, alguma organização e persistência, muita tentativa e erro, em particular, quando se experimenta software desconhecido. Para alguns, menos familiarizados com as ferramentas, terá sido mais exigente. O tempo dedicado à exploração não é tempo desperdiçado, pois só investindo, fazendo e refazendo, conseguimos aprender. Faz parte do processo de aprendizagem. Este esforço poderá ser facilitado quando se trabalha em grupo, e se reúnem competências diversificadas para entreajuda, e por isso, abrimos a possibilidade de trabalho em grupo.

Para muitos de vós foi uma primeira experiência de formação online e para a maioria a primeira experiência num MOOC e esperamos que tenha sido suficientemente estimulante para participarem em futuras iniciativas e em muita oferta de MOOCs que vão surgindo à escala internacional.

Os facilitadores tentaram prestar a ajuda possível através das FAQ e responder aos pedidos de esclarecimento. É sempre difícil atender no minuto seguinte às dificuldades de cada um, quando um curso envolve um grande número de participantes.

Alguns de vós já pediram a certificação e começámos a analisar alguns dos e-portefólios. Colocámos algumas dicas na área de AJUDA e recomendamos que sigam esta check-list de evidências que devem constar do e-portefólio:

1. Apresentação
2. Atividade do Módulo I
3. Comentário temático Módulo I
4. Atividade do Módulo II
5. Comentário temático Módulo II
6. Atividade do Módulo III
7. Comentário temático Módulo III
8. Comentário VARK
9. Atividade do Módulo IV
10. Comentário temático Módulo IV
11. Comentário a trabalho de colega
12. Reflexão final

Com base no que já tivemos oportunidade de ver, gostaríamos de insistir nalgumas recomendações, emitidas em anteriores mensagens:

- a estrutura do e-portefólio deve ser clara e organizada, de forma a evidenciar, em cada módulo, os comentários, atividades e outros trabalhos que tenham realizado relacionados com cada temática;

- nalguns e-portefólios estão omissos os trabalhos, apesar de terem sido realizados e constarem do Pinterest;

- em muitos casos estão omissos os comentários que fizeram no site do MOOC;

- deverão confirmar se os URL das atividades estão a abrir (pedindo a colega/amigo para experimentarem), por ex:

  • alguns URL de Prezi estão com endereço de edição e o próprio consegue aceder mas um utilizador externo não consegue – verifiquem as FAQ (AJUDA) que esclarecem esta questão;
  • por vezes os URL do Book Builder não abrem, porque os livros não foram incluídos na biblioteca pública (verifiquem as FAQ do Módulo IV). Alguns livros parecem ter apenas a capa e não têm folhas, deverão incluir algumas folhas. Nalguns casos, as configurações de voz portuguesa dos assistentes falharam e o que se ouve é a voz inglesa. 

- poderão incorporar os trabalhos no e-portefólio, sempre que as ferramentas disponibilizem o código; ou, em alternativa, poderão capturar uma imagem fixa e colocar o URL, assim poderão ilustrar melhor o que fizeram;

O prazo para completarem e/ou aperfeiçoarem os e-portefólios foi alargado até 27 de junho e poderão fazer os pedidos de certificados até lá. Será um esforço final que valerá a pena concluir, depois de todo o trabalho já realizado.

Para quem ainda não respondeu ao questionário de avaliação, agradecemos que o faça até final da corrente semana, pois a partir do dia 16 junho iremos fazer o respetivo tratamento de dados, que disponibilizaremos no website do curso, à semelhança dos resultados do questionário de diagnóstico.

Prevemos o envio dos certificados, pedidos no formulário e que cumpram os requisitos, até dia 29 de agosto.

Esta será a nossa última mensagem formal de despedida. No entanto, poderão contactar Ida Brandão para qualquer esclarecimento, até ao final do mês.

O MOOC INCTEC2014 continuará disponível, para quem estiver interessado em prosseguir as pesquisas.

Até uma próxima oportunidade!


A Equipa INCTEC

Sem comentários: