FAQ - Perguntas específicas sobre a Introdução

Sinto-me perdido(a), por onde começar?


Se está pouco familiarizado(a) com cursos online, recomendamos que se centre na página Web inicial do curso - http://inctec2014.blogspot.pt/ e na página Web do respetivo módulo.

Nesta primeira semana deverá orientar-se pela página de Introdução - http://inctec2014.blogspot.pt/p/introducao.html , onde estão listadas as tarefas sugeridas para esta semana:

Ler o guião do curso
Responder ao questionário de diagnóstico
Fazer a sua apresentação pessoal e partilhá-la
Criar/indicar o seu e-portfólio individual para seguir este MOOC
Decidir se deseja trabalhar em grupo ou individualmente. Informar sobre a constituição do grupo.

Posso usar um blog ou um website que já havia criado anteriormente para outro fim?

Pode. No entanto, deve criar um espaço próprio (uma ou mais páginas Web) que autonomize o que vai fazer neste MOOC. Se utilizar um espaço de blog onde misture cronologicamente mensagens sobre diversos assuntos e reflexões/atividades deste curso, será muito difícil (ou impossível) satisfazer qualquer pedido de certificação no final do curso.



Como dar a conhecer aos colegas de curso a minha apresentação pessoal?

Deve partilhar a sua apresentação pessoal em http://inctec2014.blogspot.pt/2014/03/mensagem-de-apresentacao.html e deve também colocar uma ligação no seu e-portefólio. Recomendamos mesmo que a incorpore copiando o código da ferramenta em que a produziu, por ex:
Se tem a sua apresentação no Youtube pode copiar o código e colar no seu e-portefólio, página de Introdução:
 Se tem a sua apresentação no Prezi pode copiar o código e colar no e-portefólio
Em geral, as ferramentas da Web 2.0 possibilitam copiar o código (incorporar/embed) para inserir em página web.

Como dar a conhecer e partilhar o meu e-portefólio?

Deve partilhar o seu e-portefólio em http://inctec2014.blogspot.pt/2014/03/localizacao-do-e-portefolio.html e deve também submeter o endereço eletrónico (URL) no formulário - https://docs.google.com/forms/d/1zz5D7L626OvaL4kii9uUHzBA_uYJ1VI81upnE2XDkFc/edit

Como posso confirmar se o meu e-portefólio e/ou a minha apresentação estão acessíveis ao público?

Envie o endereço eletrónico (URL) a um colega ou amigo para ver se consegue abrir sem problemas e peça-lhe feedback.
Caso não esteja a abrir, confirme se está em modo «público». Veja se copiou um endereço de edição que só pode ser acedido por si.
Antes de submeter uma ligação para algum trabalho deve copiar sempre o endereço e abrir no explorador (browser Internet Explorer, Firefox, Google Chrome…) para verificar se está a abrir bem.

Como posso aceder às comunidades INCTEC2014 nas redes sociais?

Todas as páginas Web do curso têm na barra lateral direita botões de ligação para as comunidades INCTEC2014 no Twitter, Facebook, Google+ e Youtube.
Também poderá aceder através dos seguintes endereços eletrónicos (URL):
Twitter - https://twitter.com/inctec1
Facebook - https://www.facebook.com/mooc.inctec 
Google + - https://plus.google.com/+MOOCINCTEC
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCe3eRgwZnrCEl5E6cjYEZoQ 


Quem vai trabalhar em grupo tem de criar e-portefólio individual?

Sim, para efeitos de certificação o e-portefólio deve ser individual. Para além dos trabalhos em grupo, há sempre uma dimensão pessoal de reflexão que deverá ser registada no e-portefólio. É importante que cada participante aprenda a gerir o seu próprio espaço virtual.


Por que é que alguns endereços eletrónicos (URL) não aparecem acessíveis?



Alguns endereços eletrónicos foram copiados em modo de edição, a que só o próprio tem acesso e, portanto, não estão acessíveis ao público.

Por exemplo, muitos participantes criaram a sua apresentação em Prezi, o URL típico para visionar pelo público será:http://prezi.com/oc9nygvkceaj/ida-introduction/ ou o que é dado a partir de «share»: http://prezi.com/oc9nygvkceaj/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share
E o URL de edição será: http://prezi.com/oc9nygvkceaj/edit/#9_5399763

No caso do Webnode, o endereço típico ao público será: http://nee-inclusao.webnode.pt/. O URL de edição será: http://cms.nee-inclusao.webnode.pt/, que necessita de «login» do administrador.

No Blogger o endereço público será, por ex: http://inctec2014.blogspot.pt/ , enquanto que o endereço de edição será: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=....


Como incorporar uma apresentação no e-portefólio?

Cada ferramenta poderá ter uma funcionalidade própria para incorporar código «HTML», deixamos aqui apenas alguns exemplos.


Como captar uma imagem do ecrã?


Há várias formas de o fazer, uma delas é utilizar a ferramenta livre JING - http://www.techsmith.com/jing.html - que pode descarregar para o seu computador. É uma ferramenta muito simples, muito fácil de usar e muito útil, conforme pode ver no «overview video» do respetivo site e na lista de tutoriais em http://www.techsmith.com/tutorial-jing.html .

Um repositório de ferramentas de captura de ecrã - http://www.hongkiat.com/blog/screen-capture-tools-40-free-tools-and-techniques/

2 comentários:

Maria de Fátima Martins disse...

Olá, boa noite
Por motivos pessoais e profissionais não consegui submeter a minha apresentação. Será que ainda o poderei fazer e frequentar o curso?
Obrigada.

MOOC INCTEC disse...

Cara Fátima,

Ainda está a tempo de submeter a sua apresentação, partilhe-a no módulo de INTRODUÇÃO