FAQ - Perguntas específicas sobre o Módulo 1

As publicações da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva estão traduzidas em português?
Nem todas, mas algumas estão em português, o endereço (URL) http://european-agency.org/publications/ereports dá acesso a vários relatórios. Encontram-se em português, por ex:

Padrões Europeus de Boas Práticas no Ensino e Formação Profissional
Formação de Professores para a Inclusão - PERFIL DOS PROFESSORES INCLUSIVOS
Princípios-chave para a Promoção da Qualidade na Educação Inclusiva
Formação de Professores para a Inclusão na Europa
Intervenção Precoce na Infância Princípios-Chave para a Promoção da Qualidade na Educação Inclusiva - Recomendações para Decisores Políticos

O que fazer quando publicamos um comentário no blog/site do MOOC e ele não aparece?

Em princípio, todos os comentários submetidos deverão ficar visíveis. Caso contrário, terão de voltar a submeter.
No caso de longos comentários ou reflexões, aconselhamos a que os produzam em documento de texto (word, notepad…) e os copiem para a caixa de comentário, para evitarem perder o trabalho. Estes comentários mais elaborados deverão ser registados os vossos e-portefólios.
Se não conseguir submeter o comentário na totalidade, tentem partilhar o link para a página  do e-portefólio onde se encontra.

Alguns de vós comunicaram que não conseguiam aceder aos comentários mais recentes.
Alterámos a estrutura desta funcionalidade, que julgamos contribuir para resolver a situação.
No final dos comentários, em cada página, poderão encontrar a seguinte funcionalidade:


Se clicarem em "Mais recente" deverão encontrar os comentários efetuados há menos tempo.
Entretanto, alguns de vós também submeteram mais que uma vez o mesmo comentário, uma vez que não conseguiam aceder imediatamente a este. Não há problema. Vamos removê-los, desde que sejam cópias, para uma maior legibilidade.

Se me atrasar a submeter uma atividade do módulo anterior ainda estou a tempo de a submeter?

Sim, está a tempo de submeter, embora o curso prossiga com o calendário estipulado. Será conveniente os participantes acompanharem a discussão em torno da temática de cada módulo. A gestão do tempo compete ao participante, mas não será aconselhável deixarem acumular tarefas.

Se houver desistências dum grupo, como submeter essa alteração?

Deverá comunicar no espaço de comentário do módulo (em que ocorrer essa alteração) e submeter novamente, no respetivo formulário, com nova designação do grupo.

Posso alterar o meu e-portefólio e utilizar outra ferramenta?

Sim. Deverá comunicar em comentário do módulo ((em que ocorrer essa alteração)) ou através de email para um dos facilitadores e pedir para alterar o e-portefólio para o URL atual.

Por que razão não aparece a miniatura do meu e-portefólio no Blendspace?

O Blendspace não capta as miniaturas dalgumas ferramentas como o Wix, apenas um ou outro elemento gráfico. Contudo se clicar no símbolo

abrirá um novo ecrã e se clicar em «open in new tab» ligará ao website do e-portefólio.

Por que razão não aparece a miniatura da minha apresentação no Pinterest?

O Pinterest não capta miniaturas dalgumas ferramentas como o Lino.it, apenas capta o fundo em que a apresentação foi produzida. No entanto, a ligação funciona e se clicar sobre o fundo
abre o original onde tudo está visível. O mesmo acontece com o Knovio, a alternativa foi carregar uma imagem e colocar por baixo o URL (clicando neste remete para o original).

Por que razão não existem Centros de Recursos TIC para a Educação Especial nos Açores e na Madeira, de acordo com a lista que se encontra no sítio Web da DG Educação?


As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm um estatuto próprio e órgãos de poder próprios, não tendo a  DGEducação atribuições neste âmbito - Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores 

Já não sei onde se encontra o meu e-portefólio nem consigo aceder às ferramentas onde criei as minhas atividades, o que fazer?


Deverá registar (nalgum sítio, documento word  ou num dossier em papel) os endereços eletrónicos (URL) das ferramentas que utilizou (Blogger, Wix, Prezi, etc) e em coluna ao lado o respetivo «login», isto é, utilizador e senha. Desde que tenha o utilizador (em regra o seu email) e se tenha esquecido da senha, a própria ferramenta tem uma ligação  para recuperar a senha que lhe será enviada por email. Se não conseguir aceder de forma alguma à ferramenta, terá de voltar a registar-se e começar tudo de novo.

16 comentários:

Beatriz Costa disse...

Bom dia,
Pedi uma informação e ainda não recebi a resposta. No módulo "Introdução" introduzimos no formulário o Grupo de Braga. Os elementos do grupo desistiram do curso, apenas fiquei eu. Assim, venho solicitar para cancelar o grupo e perguntar se é possível constituir um novo grupo com o colega Frederico Lima.

Atenciosamente.

MOOC INCTEC disse...

Cara Beatriz,
Embora já tenhamos dado resposta, deverão submeter no formulário o novo Grupo com nova designação.

Beatriz Costa disse...

Obrigada, não tinha visto a resposta anterior.

Clara Barbosa disse...

Olá boa noite!

Peço desculpa estar a incomodar, mas preciso que me esclareçam uma questão. Esta primeira atividade é até dia 20 de abril. No entanto, embora esteja a trabalhar em grupo e já tenha contribuído com a minha parte do trabalho, o trabalho final ainda não está completo para podermos colocar no e-portefólio. A minha questão é esta: eu vou estar sem internet até ao dia 20. Só dia 21 a partir da tarde terei acesso à internet, posso colocar o trabalho final no e-portefólio dia 21? é que preciso muito do certificado e não o quero perder por não publicar o trabalho até dia 20. por favor, digam alguma coisa. Obrigada, Clara

Clara Barbosa disse...

Boa tarde!

Podem-me responder até ao final do dia de hoje, por favor!

Bem hajam,
Clara Barbosa

MOOC INCTEC disse...

Cara Clara,

Não há problema em submeter na próxima semana.

Clara Barbosa disse...

Olá, boa tarde!

Confesso que me tira um peso de cima dos ombros! estava mesmo preocupada, porque gosto de cumprir datas, mas sem internet é-impossível. Sendo assim, no dia 21/22 colocarei o trabalho no e-portefólio.

Bem haja pela prontidão na resposta ;)

Desejo uma Feliz Páscoa,
Clara Barbosa

Kar disse...

Boa tarde!

Criei uma linha de tempo com o Tiki Toki, mas como apenas criei uma conta básica (gratuita) a função de incorporar o código URL não está disponível. No entanto, consigo colá-lo para aceder no browser, mas a hiperligação não fica ativa. Por isso, ao clicar com o rato nada acontece... Como posso solucionar a questão? E submeto assim mesmo no formulário respetivo?

Obrigada

Beatriz Costa disse...

Bom dia,

Na partilha dos endereços eletrónicos do e-portfólio não encontro o meu. Está alojado em http://professorabeatrizcosta.blogspot.pt/. No módulo "Introdução" submeti-o neste espaço e no respetivo formulário. Gostaria que me confirmassem da partilha e da submissão.
Atentamente.

MOOC INCTEC disse...

Poderá captar uma imagem e colar o URL por baixo.

MOOC INCTEC disse...

Já está no Blendspace e está submetido no formulário.

Andreia Branco disse...

Boa noite, estou sempre a tentar publicar os meus comentários no módulo 1, submeto-os e quando vou verificar não aparecem publicados, volto a fazer e nada. Já tentei publicar imensas vezes um comentário e nada. Até agora apenas consegui ver um. Gostava de saber como posso fazer para que os meus comentários fiquem publicados.

Susan Martins disse...

Bom dia, estou com o mesmo problema que a colega Andreia, não consigo publicar a minha reflexão na área de comentários. Já havia publicado duas vezes, mas tive que eliminá-los (por opção) e agora não consigo publicar o comentário, já tentei várias!

Inês Pedro disse...

Boa noite, gostaria de saber se o comentário individual relativo à temática do módulo 1 é obrigatório para efeitos de certificação.
Obrigada

MOOC INCTEC disse...

A todos os que estavam com dificuldades em visionar os comentários já foi esclarecido na página «Está a acontecer» como deverão fazer para visionarem os comentários mais recentes. Transcreve-se:

«Alguns de vós comunicaram que não conseguiam aceder aos comentários mais recentes.
Alterámos a estrutura desta funcionalidade, que julgamos contribuir para resolver a situação.
No final dos comentários, em cada página, se clicarem em "Mais recente" deverão encontrar os comentários efetuados há menos tempo.

Entretanto, alguns de vós também submeteram mais que uma vez o mesmo comentário, uma vez que não conseguiam aceder imediatamente a este. Não há problema. Vamos removê-los, desde que sejam cópias, para uma maior legibilidade.

MOOC INCTEC disse...

O(s) comentário(s) sobre as temáticas dos módulos (constantes das atividades) são requisito para a emissão de certificado.